sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como estamos construindo

Certa vez, um Padre foi visitar as obras da construção do Santuário de sua cidade. Passando por um operário, perguntou:



- “Você, o que está fazendo?”



E o homem, com toda a simplicidade, respondeu:



- “Padre, estou assentando tijolos”.



O sacerdote continuou a visita e, mais adiante, perguntou a outro pedreiro:

- “E você, o que está fazendo?



O moço respondeu: - “Estou construindo esta parede”.



Caminhou um pouco mais e parando diante de outro moço, que estava fazendo o mesmo trabalho que os anteriores, perguntou-lhe:



- “E você, meu filho, o que está fazendo?”



Com o olhar luminoso de alegria, o pedreiro exclamou: “Padre, estou construindo a Casa de Deus!”



As pessoas que acompanhavam o Sacerdote estavam um pouco espantadas com as perguntas. Percebendo a perplexidade de seus companheiros, o Padre voltou-se para eles e explicou a razão de sua atitude.



-Esses três homens fazem a mesma obra, mas Deus vai recompensá-los de forma diferente. Na proporção do amor com que executam o serviço. O primeiro vai receber a recompensa pelo estrito cumprimento de seu dever. Ele está assentando tijolos, pagam-lhe para isso. Ele é honesto e cumpre sua obrigação, para ele tanto dá trabalhar, aqui no Santuário, como em qualquer outra construção.



O segundo não é muito diferente do primeiro. Mas compreende mais a responsabilidade de sua função e tem visão mais ampla. Dedica-se na proporção daquilo que tem diante de si, mas sem perspectiva sobrenatural.



Mas creio que o terceiro é o que mais mérito tem, pois ele assenta os tijolos com alegria, dedicação e amor. Trabalha com intenção de dar Glória de Deus. Sabe que as paredes que ele levanta acolherão um dia o SANTISSIMO SACRAMENTO. A atividade dele é uma verdadeira oração. Na eternidade, receberá a recompensa, não por ter assentado muitos tijolos, mas por ter construído a CASA de DEUS.”



Assim é também, quando praticamos o bem, e participamos, por exemplo, das Iniciativas da Evangelização. Nossa recompensa será na proporção do amor a Deus com que as praticamos. E é por isso que São Paulo diz “ Deus ama aquele que dá com alegria.”

0 comentários: