sexta-feira, 26 de junho de 2009

A morte

A morte nada mais é do que uma passagem: passagem de um mundo que conhecemos bem, para outro totalmente desconhecido. E, por isso, amedronta e traz dor. Essa era a sensação de dois fetos gêmeos dentro do útero da mãe, que percebiam que chegava a hora de nascer. Um perguntou ao outro:


- Alguém já te disse como é lá fora?


E o irmão respondeu:



- Não, ninguém voltou para contar.


Nascer, para eles, seria passar de um mundo conhecido para o desconhecido, aquele mundo imenso fora dos limites do útero materno.


Quantas vezes nós também olhamos para a nossa vida com a mesma limitação? Cremos que o mundo se reduz ao que conhecemos, ao que nos parece familiar, ao que podemos perceber com os nosso sentidos.


Os gêmeos estavam familiarizados com o quentinho da bolsa, as batidas do coração da mãe e o alimento que chegava fácil. Assustados, conversavam sobre aquele momento traumático. Como seria o mundo lá fora? Escuro? Frio? Ameaçador?


Eles sentiam medo de sair dali. As contrações começaram, o mundo em torno se fechava e eles estavam sendo forçados a sair de lá. Ao nascer, o impacto dos pulmões se enchendo de ar pela primeira vez foi tão violento que até a memória da vida intra-uterina se extinguiu.


E o que eles tinham à frente era nada mais do que a vida. A vida num mundo até então desconhecido, onde eles iriam crescer, se formar, ter descendentes, envelhecer e novamente se preparar para uma nova passagem...



Nosso nascimento certamente trouxe muita felicidade e amor aos nossos pais e a todos aqueles que ansiosamente nos esperavam. Assim, se vermos a morte também como uma passagem, podemos imaginar que o que nos espera é algo muito melhor.


Nossa ida trará muita felicidade a Jesus que ansiosamente nos espera. Que lhe sejamos fiéis, guardemos suas palavras para que possamos ser merecedores de participar da festa que o céu nos prepara. Quantas vezes nos desesperamos perante a perda de alguém? Precisamos estar confiantes em Jesus e saber que somente Ele tem o melhor caminho.

0 comentários: